Capítulos de Livros

ARAÚJO, Alexandre Martins. As bases para uma História Ambiental no Ensino Fundamental. In: ARAÚJO, Alexandre Martins; FARIA, Aurélio Inácio; FREITAS, Renilson Pereira de; COSTA, Leandro Garcia. Quase um Livro: narrativas didáticas para o ensino de história. 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. p. 17-66. ISBN 978-65-251-2335-6. DOI 10.24824/978652512334.9.

 

ARAÚJO, Alexandre Martins. Memórias que Curam. In: Centro de Estudos do Caribe no Brasil; CABRERA, Olga (org.). Experiências e Memórias. Goiânia: Ed. Vieira, 2001. p. 87-99. ISBN 978-85-88729-01-6.

 

ARAÚJO, Alexandre Martins. Retirantes e retirados: O Poder de uma consciência. In: ROCHA, Leandro Mendes (org.). Etnicidade e Nação. Goiânia: Cânone, 2006. p. 59-83. ISBN 978-85-8763-540-2.

 

ARAÚJO, Alexandre Martins; NAZARENO, Elias. Interculturalidade, Etnogênese e Epistemologias numa Comunidade Afrodescendente de Goiás. In: SILVA, Maria da Conceição; MAGALHÃES, Sônia Maria de (org.). O Ensino de História: Aprendizagens, Políticas Públicas e Materiais Didáticos. Goiânia: PUC-GO, 2012. p. 139-154. ISBN 978-85-7103-760-1.

 

ARAÚJO, Alexandre Martins; NAZARENO, Elias. Interculturalidade, complexidade ambiental e educação quilombola. In: MORAES, Cristina de Cássia Pereira; OLIVEIRA, Luciana de Fátima et al. (org.). Educação Quilombola. Goiânia: FUNAPE - CIAR/UFG, 2013. p. 269-313. ISBN 978-85-8083-096-5.

ARAÚJO, Alexandre Martins. Uma História com Fim: comunidades rurais às margens dos eucaliptais. In: CABRERA, Olga (org.). Interdisciplinaridade e Ambiente. São Luís: EDUFMA, 2014. p. 219-235. ISBN 978-85-7862-384-5.

 

CARDOSO, Ludimila Stival; NAZARENO, Elias. De muralhas dos sertões à luta pela cidadania: as políticas indigenistas e a constituição de 1988. In: DUTRA, Renata Botelho; SILVA NETO, João Felipe da (org.). Textos no contexto do direito: vozes da interdisciplinaridade jurídica e seus autores. Goiânia: Kelps, 2019. p. 233-273.

FREITAS, Marco Túlio de Urzeda; ARAÚJO, Alexandre Martins; NAZARENO, Elias; JAVAÉ, Ruruca; JAVAÉ, Ioló; JAVAÉ, Manoel. Comitê Javaé. In: SILVA, Léia de Jesus; REZENDE, Tânia Ferreira; NAZARENO, Elias; NASCIMENTO, André Marques do (org.). Documentação de saberes indígenas. Goiânia: UFG, 2015. p. 81-128. (Documentação de saberes indígenas, v.2). ISBN 978-85-68359-59-4.

LEITE, Luciana; NAZARENO, Elias. Interculturalidade e ensino de história. In: SILVA, Maria do Socorro Pimentel da; NAZÁRIO, Maria de Lurdes; DUNK-CINTRA, Ema Marta (org.). Diversidade cultural indígena brasileira e reflexões no contexto da educação básica. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2016. p. 147-160. (Educação, v. 1). ISBN: 978-85-69818-17-5.

NAZARENO, Elias et al. Diagnóstico sociolinguístico das aldeias Javaé, Barreira Branca , São João e Canoanã do Povo Javaé : Panorama Quantitativo. In: NASCIMENTO, André Marques do (org.). Apontamentos sobre a situação sociolinguística de comunidades indígenas da região Araguaia-Tocantins e Xingu: olhares de docentes indígenas. Goiânia: Gráfica UFG, 2016. p. 61-89.

NAZARENO, Elias. História, tempo e lugar entre o povo indígena Bero Biawa Mahãdu (Javaé): a partir da interculturalidade crítica, da decolonialidade e do enfoque enactivo. In: OLIVEIRA, Marcos de Jesus (org.). Direitos humanos e pluriversalidade: conexões temáticas. Curitiba: Prismas, 2017. p. 85-118.

NAZARENO, Elias; RIBEIRO, José Pedro Machado; PIN, André Egídio. Comitê Javaé. In: SILVA, Léia de Jesus (org.). Documentação de saberes indígenas. Goiânia: Imprensa Universitária, 2017. p. 113-195. (Documentação de saberes indígenas, v. 4). ISBN 978-85-495-0167-7.

NAZARENO, Elias; RIBEIRO, José Pedro Machado; JAVAÉ, Torrecele Hatunaka; JAVAÉ, Junior Hatxikure; JAVAÉ, Junior Ohori; JAVAÉ, Lahaware Lumare; ARAUJO, Romildo Ixariri Javaé; ARAUJO, Robson Haritianã Javaé; JAVAÉ, Junior Ohori. Comitê Javaé: Novas práticas pedagógicas decoloniais entre o povo indígena Beró Biawa Mahadu/Javaé. In: HERBETTA, Alexandre Ferraz (org.). Novas práticas pedagógicas: considerações sobre transformações escolares a partir da atuação de docentes indígenas do Núcleo Takinahaky. Goiânia: Imprensa Universitária, 2018. p. 281-331. ISBN 978-85-495-0184-4.

 

NAZARENO, Elias; ARAÚJO, Alexandre Martins; HERBETTA, Alexandre Ferraz. Quilombos de Pombal, Porto Leocardio, São Félix e Nova Esperança: análise dos fatores relacionados ao deslocamento e assentamento de suas populações entre os séculos XIX e XX. In: COELHO, George Leonardo Seabra; ARAÚJO, Gilberto Paulino de (org.). Educação do campo e cidadania no brasil contemporâneo. Palmas: EDUFT, 2018. p. 117-148. ISBN 978-85-604-8731-8.

NAZARENO, Elias. O Estado e as políticas linguísticas adotadas como estratégicas na formação da nação brasileira a partir do século XVI. In: XAVIER, Lídia de Oliveira; AVILA, Carlos Federico Domínguez; FONSECA, Vicente (org.). A qualidade da democracia no Brasil: questões teóricas e metodológicas da pesquisa. Curitiba: CRV, 2019. p. 297-316. (A qualidade da democracia no Brasil, v. 4). ISBN 978-85-444-3044-6. DOI: 10.24824/978854443044.6.

NAZARENO, Elias. História, tempo, lugar e corpo: produção de conhecimentos desde a experiência no curso de educação intercultural indígena da Universidade Federal de Goiás - UFG. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; SILVA, Maria da Conceição; CAINELLI, Marlene Rosa (org.). Formação e aprendizagem: caminhos e desafios para a pesquisa em educação histórica e ensino de história. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2019. p. 207-230.