Artigos

ARAÚJO, Alexandre Martins. Cadê a Água que Estava Aqui? Os leitos secos na memória e na história. História Revista, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 01-20, jul./dez. 2009. ISSN 1414-6312. e-ISSN 1984-4530. DOI: https://doi.org/10.5216/hr.v14i2.9516.

 

ARAÚJO, Alexandre Martins; BIANCHI, Carlos Abs da Cruz. Educação intercultural indígena no âmbito do (des)arraigamento ecológico. Revista Interdisciplinar Sulear, Belo Horizonte, ano 4, n. 9, p. 10-30, abr. 2021. ISSN 2595-8569.

 

ARAÚJO, Alexandre Martins; NAZARENO, Elias. Processos de etnogenese na formação de identidades de comunidades afrodescendentes. Revista Brasileira do Caribe, São Luis, v. 13, n. 26, p. 587-614, jan./jun. 2013. ISSN 1518-6784. e-ISSN 1984-6169.

 

ARAÚJO, Alexandre Martins. Lugares de Xangô, em Trinidad e no Brasil: contemporaneidade e diferença colonial. Revista Brasileira do Caribe, São Luis, v. 15, n. 29, p. 161-181, jul./dez. 2014. ISSN 1518-6784. e-ISSN 1984-6169.

 

HERBETTA, Alexandre Ferraz ARAÚJO, Alexandre Martins; NAZARENO, Elias; ROCHA, Leandro Mendes. Suleando lugares: arraigamento ecológico nos quilombos de Pombal e Porto Leocardio, em Goiás. Revista Interdisciplinar Sulear, Belo Horizonte, ano 02, n. 02, p. 56-68, set. 2019. ISSN 2595-8569.

 

HERBETTA, Alexandre Ferraz; NAZARENO, Elias. Sofrimento acadêmico e violência epistêmica: considerações iniciais sobre dores vividas em trajetórias acadêmicas indígenas. TELLUS, Campo Grande,ano 20, v.41, p. 57-82, jan./abr. 2020. e-ISSN 2359-1943. DOI: http://dx.doi.org/ 10.20435/tellus.v20i41.640.

 

LIMA, Luana Nunes Martins de; NAZARENO, Elias. Manifestações culturais em território Kalunga: A festa de nossa senhora de aparecida como elemento de (re)afirmação identitária e reaproximaçao étnica. REMIE: Multidisciplinary Journal of Educational Research, Barcelona, v. 02, n. 1, p. 105-127, fev. 2012. ISSN 2014-2862. DOI: http://dx.doi.org/10.4471/remie.2012.04.

 

LOIOLA, Sérgio Almeida; CARDOSO, Ludmila Stival; ARAÚJO, Alexandre Martins; NAZARENO, Elias. Efeitos do determinismo ecológico dual sobre a formação social brasileira. RA'EGA: o Espaço Geográfico em Análise, Curitiba, v. 35, p. 38-67, dez. 2016. e-ISSN: 2177-2738. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v35i0.38075.

 

NAZARENO, Elias. PIBID-diversidade: construção de bases epistemológicas na formação de professores indígenas. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 2, p. 493-506, jan./jun. 2017. e-ISSN: 2447-4223. DOI: http://dx.doi.org/10.22476/revcted.v3i2.

 

NAZARENO, Elias; ARAÚJO, Ordália Cristina Gonçalves. Reflexões em torno do tema contextual etnicidade e diversidade cultural. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 02, n. 1, p. 116-132, 2017. e-ISSN 2525-8303. DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49007.

 

NAZARENO, Elias. Revisitando o debate acerca da modernidade a partir da colonialidade do poder e da decolonialidade. Nós – Cultura, Estética e Linguagens, Anápolis, v. 02, n. 2, p. 31-49, set. 2017. ISSN 2448-1793.

 

NAZARENO, Elias; ARAÚJO, Ordália Cristina Gonçalves. História e diversidade cultural indígena na base nacional comum curricular (2015-2017). Temporis[ação], Cidade de Goiás, v. 18, n. 1, p. 35-60, jan./jun. 2018. e-ISSN 2317-5516.

 

NAZARENO, Elias; ARAÚJO, Ordália Cristina Gonçalves; PEREIRA, Tamiris Maia Gonçalves. Tempo, lugar e interculturalidade na perspectiva dos estudantes indígenas do curso de Educação Intercultural – UFG. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 87-113, jan./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-6524.79522.

NAZARENO, Elias; MAGALHÃES, Sônia Maria de; FREITAS, Marco Túlio Urzeda. Interculturalidade Crítica, Transdisciplinaridade e Decolonialidade na Formação de Professores Indígenas do Povo Berò Biawa Mahadu/Javaé: Análise de Práticas Pedagógicas Contextualizadas em um Curso de Educação Intercultural Indígena. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, Anápolis, v. 8, n. 3, p. 490-508, set./dez. 2019. ISSN 2238-8869. DOI: https://doi.org/10.21664/2238-8869.2019v8i3.

PEREIRA, Tamiris Maia Gonçalves; ARAÚJO, Ordália Cristina Gonçalves; NAZARENO, Elias. Transdisciplinaridade e interculturalidade: experiências vividas e compartilhadas no Curso de Educação Intercultural Indígena - UFG (2018).Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 2, p. 1-22, maio/ago. 2019. e-ISSN 2177-6059. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17362.

PEREIRA, Tamiris Maia Gonçalves; MAGALHÃES, Sônia Maria de; NAZARENO, Elias. Estado do conhecimento sobre história da alimentação indígena no Brasil. História: Questões & Debates, Curitiba, v. 68, n. 01, p. 368-403, jan./jun. 2020. ISSN 0100-6932. e-ISSN 2447-8261. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v68i1.63774.

 

SILVA, Lorranne Gomes; LIMA, Sélvia Carneiro de; NAZARENO, Elias. O Povo Karajá de Aruanã-GO / Brasil: turismo, território e vida indígena. Tempos Históricos, Marechal Cândido Rondon, v. 23, n. 1, p. 216-240, 1. sem. 2019. e-ISSN: 1983-1463.