ARAÚJO, A. M.. Lugares de Xangô, em Trinidad e no Brasil: contemporaneidade e diferença colonial. Revista Brasileira do Caribe (Impresso), v. xv, p. 161-181, 2014.

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Resumo

Neste texto exploramos o recente movimento de africanização e de crítica ao sincretismo observado nos países de Trinidad e Brasil. Embora extremamente diferentes entre si, de um lado um país de dimensões continentais colonizado por portugueses; e de outro, uma pequena ilha do Caribe colonizada inicialmente por espanhóis, franceses e depois ingleses, e com uma população dividida entre uma maioria afrodescendente e outra indo-descendente. Alguns elementos constitutivos e experiências em comum entre as duas religiões de matriz africana na diáspora, Xangô em Trinidad e Candomblé no Brasil autorizam a produção de interessantes comparações, independente das diferentes formas que cada uma delas assumiu em seus respectivos espaços de negociação. Igualmente, esboçamos algumas percepções acerca de suas dinâmicas no interior dos campos social e político.

Palavras-chave: Africanização, sincretismo, Xangô, Candomblé

Resumen       

En este texto exploramos el reciente movimiento de africanización y de crítica al sincretismo observado en los países de Trinidad y Brasil. Aunque diferentes entre si, de un lado un país de dimensiones continentales colonizado por portugueses; y de otro, una pequeña isla del Caribe colonizada inicialmente por españoles, franceses e después ingleses, y con una población dividida entre una mayoría negros y otra indo-descendente, algunos elementos constitutivos y experiencias comunes entre las dos religiones de matriz africana en la diáspora, Changó en Trinidad y Candomblé en Brasil, autorizan la producción de interesantes comparaciones, independiente de las diferentes formas que cada una de ellas asumió en sus respectivos espacios de negociación. Igualmente, esbozamos algunas percepciones acerca de sus dinámicas al interior de los campos social y político.

Palabras claves: Africanización, sincretismo, Changô, Candomblé 

Abstract

In this paper we explore the recent movement of Africanization and antisyncretism observed in countries of Trinidad and Brazil. Although extremely different from each other, on one side a country of continental dimensions colonized by the Portuguese and the other, a small Caribbean island originally colonized by the Spanish, French and then English, and with a population divided between an african descent and most other Indo descendent. Some constitutive elements and experiences in common between the two religions of African origin in the Diaspora, Shango in Trinidad and Candomblé in Brazil, authorize the production of interesting comparisons, regardless of the different forms that each took in their respective areas of negotiation. Also, we outline some insights about their dynamics within the social and political fi elds.

Key words: Africanization, syncretism, Shango, Candomblé