Saiba mais sobre o Projeto Reativar

Cartaz do Reativar

O porquê do projeto a partir de um diagnóstico sociambiental sobre Aparecida

Durante as pesquisas preliminares que realizamos junto a moradores do município de Aparecida de Goiânia, constatamos que além da presença maciça de famílias de migrantes, a maioria proveniente do nordeste brasileiro, também identificamos entre elas a existência de um grande estoque de saberes e práticas, originalmente produzidos em suas regiões de origem e orientados para a resolução de problemas ligados a própria subsistência. Entretanto, também nos foi possível verificar que tais saberes e práticas não encontravam nessas localidades as condições socioambientais mínimas para serem recriados e postos novamente em prática. Desse modo, percebemos que esses moradores, sentindo-se impedidos de reativarem seus antigos conhecimentos, acabam ficando a mercê de outros modelos de resolução de problemas, quase sempre incompreensíveis, ou mesmo inatingíveis em termos de suas condições socioeconômicas. E o resultado de tais constatações pode ser visto sob a forma de dificuldades de adaptação aos novos ambientes e no aumento dos níveis de insatisfação, pobreza, desemprego e violência.

Para pensarmos sobre os possíveis fatores que desautorizam a circulação de tais sistemas de conhecimentos trazidos por essas populações migrantes, passamos a direcionar nossas atenções para os ambientes escolares.

Foi então que percebemos que embora os projetos político-pedagógicos contemplassem questões socioambientais e culturais em suas práticas de ensino, estas não eram capazes de despertar nos alunos o interesse pela busca dos aludidos sistemas de conhecimentos presentes na própria comunidade onde moram. Tal situação, no nosso entendimento, faz ampliar ainda mais o distanciamento entre essas crianças, seus pais, tios e avos, em termos da troca de conhecimentos capazes de solucionar problemas relacionados à manutenção da vida.

Assim sendo, o projeto Reativar concentra seus esforços na consolidação de práticas educacionais capazes de integrar escola e comunidade na busca pela superação de seus problemas socioambientais locais por meio da integração entre conhecimentos escolares e não escolares, tornando tais populações mais resistentes e adaptáveis às demandas que o dia-a-dia lhes impõe.