Como participar dos Mini-Causos

Campeonato de Mini-Causos

  •  Perguntas e respostas sobre como participar

      Quem poderá concorrer?

           Alunos e alunas das escolas envolvidas no projeto REATIVAR;

 Como poderei participar?

 Você poderá participar de duas maneiras: 

1 - Enviando para o FACEBOOK do projeto um causo contendo no mínimo 30 e no máximo 60 linhas;

2 – Gravando um vídeo com o causo que deseja contar, postando em nossa página no FACEBOOK. Mesmo para essa segunda opção, você deverá também enviar a versão do causo por escrito.  

       Que tipo de causo devo escrever?

Você poderá escrever um causo narrando suas próprias experiências, ou de parentes, amigos e vizinhos, desde que sejam experiências vividas dentro do Município de Aparecida de Goiânia. Por isso não se esqueça de citar o local e a data onde se passa o causo.  

       Quais são os temas que eu devo escolher para escrever o meu causo?

Tema 1) Saúde doméstica. Escolhendo este tema você deverá escrever sobre situações em que pessoas da sua família, ou conhecidos, se utilizaram da medicina "popular" (plantas; garrafadas; chás; benzeções, etc) para se curar de algum problema de saúde. 

Tema 2) Alimentação simples, criativa e nutritiva. Escolhendo este tema você, com ajuda de seus pais ou avós, ou pessoas mais velhas de convívio da família, deverá escrever sobre tipos de comidas feitas a partir de ingredientes não industrializados. Exemplo: quando a nossa mãe não encontra quase nada na dispensa mas com criatividade e amor consegue fazer uma comida, simples, criativa e nutritiva. 

Tema 3) Cenários do meu bairro. Escolhendo este tema você deverá escrever sobre as transformações que o seu bairro tem passado ao longo do tempo. Nesse caso, você poderá produzir o causo com base nas impressões de moradores que presenciaram tais transformações. 

Tema 4) Brinquedos e brincadeiras.  Escolhendo este tema você deverá escrever sobre os tipos de brinquedos e brincadeiras que você, seus amigos e vizinhos já criaram para se divertir em seu bairro.  Exemplo: quando a gente não possui brinquedos caros, mas com um pouco de criatividade e imaginação, aproveitando coisas e objetos que se encontram na casa da gente, conseguimos criar brincadeiras divertidas. 

       E sobre a premiação?

Todos os alunos participantes receberão um certificado emitido pela Universidade Federal de Goiás e brindes fornecidos pelos parceiros do Projeto.

       E a coisa toda acaba por aí?

Não! Os trinta melhores causos selecionados comporão um livro de causos que será organizado pela Secretaria Municipal de Ensino para ser utilizado pelos professores nas suas atividades em sala de aula.